sábado, 23 de agosto de 2008

COPIE, MODIFIQUE , DISTRIBUA E NÃO PENSE!!!

A Xilogravura é a técnica mais antiga para produzir gravuras, e seus princípios são muito simples. O artista retira de uma superfície plana (matriz, geralmente é madeira) as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão (com uma prensa, colher, rolo de macarrão [isso aí!!]) sobre essa folha a imagem é transferida para o papel. A técnica da gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV(no Piauí não... sengundo algumas pessoas nunca, pelo menos na graduação, não temos prensa, aguá e mãos) . As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco ou latão e se você for arte-educador ou na falta disso pedagogo, serve também uma capinha de cd ( isso mesmo curimim vá a luta!). Estas são gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz é entintada e utiliza-se uma prensa para transferir a imagem para o papel. Em 1796 Alois Senefelder, por acidente, diga-se de passagem, descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impresões e, após dois anos de experimentações desenvolveu a técnica da Litografia. Ainda tem xerogravura, monótipas e um tanto mais de técnica, mas chega da aula de historia da arte.
Esqueça isso e lembre-se de coisas mais importantes:
1º Seja regional. Para isso basta uma vaca em seus trabalhos de gravura;
2º Esqueça vídeos ou outros meios de expressão quando se trata de gravura, o importante mesmo é madeira colher ou qualquer item que conste nas regras de moral dessa religião ortodoxia que chamamos intimamente de gravura;
3º Sulistas, ou não- nordestinos são do mal e devem ser evitados e estudados já que somos bairristas e nordestinos, lembrem-se vacas são deusas na Índia;
4º Timoneiros cuidam bem de seus navios negreiros, eles sempre têm razão e não podem ser questionados;
5º Pregue o “belo” em arte, esqueça o resto e nunca experimente nada que não tenha no meio batatas ou outros legumes.
6º Coma vacas.
7º Seja amável com seus colegas e tenha os inimigos sempre perto, pois eles não te odeiam, só te admiram já que artistas regionais são semi-deus e devem e sempre serão idolatrados.
8º Decore nomes de artistas europeus e dos regionais também, três de cada, não melhor dois e utilizar facas para gravar e colocar vacas ou jumentos são características de bons artistas regionais.
9º Paulo Coelho é Deus. Ele se manifesta também na forma de Celso Antunes e de um outro Paulo, o Freire! Utilizar mensagens auto-ajuda sempre que possível é uma das regras mais importantes. (ps; Se for professor multiplique essa sentença a máxima potencia.)
10º Baixe a cabeça e nunca pense, mas se mesmo assim você resolver pensar ...CALE-SE! Provas finais inexistentes sempre existem, pelo menos nos seus históricos.

Nenhum comentário: